Inicio de sesión

Nossa história

UM CAMINHO DE CRESCIMENTO,
INVESTIMENTO E COMPROMISSO

Essas são as principais balizas que nos transformaram em uma empresa global líder de energia na Argentina e na região.

2024

Finalizou a construção do Complexo Eólico Novo Horizonte no estado da Bahia, Brasil. Já se completou a montagem de 94 aerogeradores de 423 MW de capacidade.

2023

A PAE entra na cadeia de valor do lítio, com áreas e planos de exploração no noroeste argentino.

A AXION energy recebeu o prêmio à melhor refinaria do ano da América Latina, entregue pela Associação Mundial de Refino.

Lançamento do programa de fidelização ON da AXION energy.

2022

Após 25 anos, a PAE se consolida como uma empresa global líder de energia com atividades na Argentina, Bolívia, México, Brasil, Uruguai e Paraguai. Dá emprego a mais de 20.000 pessoas em forma direta e indireta. Produz 250 MBoed de petróleo e gás diários na região. Tem uma potência instalada de 400 MW para a geração térmica e 170 MW em energias renováveis.

2021

Lançamento de AXION DIESEL X10, sua nova plataforma diésel, com menos de 10 partes por milhão de enxofre em suas duas qualidades e disponíveis em todos os postos de gasolina AXION energy do país.

2020

Iniciamos a atividade da nova planta de hidrotratamento de diésel (DHT) que produzirá o combustível de maior qualidade no mundo, com baixo conteúdo de enxofre.

2019

PA PAE obtém um empréstimo de 500 milhões de dólares da Corporação Financeira Internacional destinado à extensão e modernização da refinaria em Campana.

Lançamento de Quantium, um combustível premium com a tecnologia mais avançada do mercado em nível mundial.

Finalização do processo de rebranding de toda a rede de postos de gasolina AXION energy.

Junto com a Genneia e com um investimento que é calculado em 190 milhões de dólares, dois novos parques eólicos começaram a ser construídos em Chubut, os quais irão entregar energia equivalente ao consumo de 197.000 residências.

Finalização da ampliação e modernização da refinaria de Campana, o maior projeto do setor de refino nos últimos 30 anos.

2018

Entrada em funcionamento do Parque Eólico Garayalde, Chubut. Equipado com 7 aerogeradores e uma subestação transformadora, tem uma potência instalada de 24.15 megawatts e a capacidade de satisfazer o consumo elétrico anual de 30.000 residências.

Parceria estratégica na Argentina entre AXION energy e Castrol. Com este acordo, a refinaria de Campana produz 90% da linha Castrol e e mais de 400 produtos são distribuídos e comercializados na rede de postos de gasolina.

AXION energy é a primeira rede de postos de gasolina na Argentina em oferecer um carregador para carros elétricos.

O Ranking da International Oil and Gas Producers (IO&GP) nos situa no primeiro quartil das empresas mais seguras do mundo.

2017

Nasce a Pan American Energy Group (PAEG): Bridas e BP anunciam um acordo que consolida suas participações na PAE e em AXION energy em uma empresa integrada de energia. Os acionistas da PAEG são Bridas Corp (50%) e BP (50%).

Entrada em andamento do ciber-simulador, uma ferramenta de treinamento única no país que, através de tecnologia, reproduz fielmente os cenários da operação.

Hokchi Energy, empresa mexicana de upstream e filial da Pan American Energy, finalizou a execução do plano de avaliação aprovado pela Comissão Nacional de Hidrocarbonetos (CNH). A campanha incluiu a perfuração de 5 poços e permitiu confirmar a produtividade do campo Hokchi.

A PAE obtiém a concessão das áreas Aguada de Castro (ACAS) e Aguada Pichana Oeste (APO). Esta última é o resultado da subdivisão da área Aguada Pichana aprovada pela Província de Neuquén, até então operada por uma UTE.

2016

Começa a operação na área Hokchi, no Golfo do México e é iniciada a primeira experiência offshore como operadora no exterior.

Em parceria com a Madalena Energy, a PAE começa a operar a área Coirón Amargo Suleste (CASE), localizada na Bacia Neuquina, com objetivo não convencional.

2015

Início das obras de ampliação e modernização da refinaria de Campana com um investimento superior ao USD 1.5 bilhão.

A PAE começa a operar na área Bandurria Centro, Neuquén, após a assinatura de um acordo de exploração não convencional com essa província.

A IFC nos outorga um empréstimo por USD 250 milhões para financiar investimentos.

Inauguração do primeiro posto de gasolina AXION energy.

Certificamos a norma ISO 14001 tanto para planta de lubrificantes quanto para a planta comercial de despacho da refinaria em Campana.

2014

Perfuramos em Salta o MAC-1004, primeiro poço multilateral com preenchimento inteligente da Argentina.

A PAE obtém empréstimos por USD 237,5 milhões da Corporação Andina de Fomento (CAF) e por USD 98,5 milhões da Wells Fargo com garantia do Exim Bank dos Estados Unidos.

2013

Começamos o desenvolvimento de tight gás em Lindero Atravesado, Neuquén, o que envolveu o início de um ambicioso programa de exploração, perfuração e novas instalações de superfície.

2012

Nasce AXION energy: Bridas Corp. adquire os ativos de refino e venda de combustíveis da ExxonMobil (Esso) na Argentina, Uruguai e Paraguai.

Um grupo autodenominado “Dragões” ocupa ilegalmente as instalações da jazida Cerro Dragón e provoca o que é considerado o episódio mais violento da história petroleira argentina.

2010

A petroleira estatal chinesa CNOOC Limited adquire 50% da Bridas Energy Holdings Ltd. Dessa maneira, cada empresa participa da Bridas Corp. com 50%.

A Pan American Energy completa com êxito a colocação de obrigações negociáveis por um montante de USD 500 milhões.

2009

Início de atividade da planta compressora San Pedrito para garantir a sustentabilidade da oferta gasífera da Bacia Noroeste.

Iniciamos o Programa de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, junto com a Fundação Mundo Sano, que visa combater a dengue no norte de Salta.

Depois da crise financeira internacional, a IFC nos outorga um empréstimo de USD 153 milhões destinados ao investimento em nossas operações.

2008

A Pan American Energy obtém um empréstimo por USD 200 milhões para financiar investimentos na Argentina. 

As operações de downstream certificaram a norma ISO 9001 com o objetivo de administrar e melhorar a qualidade de nossos produtos e serviços.

2007

São aprovados os compromissos de investimentos e os acordos para a extensão das concessões de exploração e produção subscritos pela Pan American Energy e as províncias de Chubut e Santa Cruz

LA Corporação Financeira Internacional (IFC), entidade do Grupo Banco Mundial que fornece financiamento ao setor privado, outorga um empréstimo de USD 500 milhões destinado a nossas operações. Foi o maior crédito concedido por essa organização em 51 anos de história.

2006

Entra em produção a jazida Macueta em Salta. É inaugurado o gasoduto que liga à planta de tratamento de gás Piquirenda.

É emitido o segundo bônus internacional da Pan American Energy por USD 250 milhões.

2005

Nasce o Programa PMEs PAE com o objetivo de potencializar o empresariado local nas regiões onde opera a empresa.

2004

É emitido o primeiro bônus internacional da PAE por USD 100 milhões.

Iniciamos o Programa Crescendo Juntos com a finalidade de diminuir a mortalidade infantil em Chubut. Hoje, é replicado em Santa Cruz, Neuquén e Buenos Aires.

2002

Certificamos a norma ISO 14001, que garante uma gestão ambiental responsável em nossas operações.

2001

Início de atividade do projeto de geração elétrica de Cerro Dragón, Chubut.

Entram em produção os primeiros poços de gás em San Pedrito, Salta. É inaugurada a planta de tratamento de gás Piquirenda.

2000

Inauguração da Planta Zorro, a primeira planta de tratamento de gás no Golfo San Jorge.

1999

O consórcio que integramos junto com Total (operadora) e Wintershall põe em produção o primeiro poço submarino em águas argentinas, na jazida Argo, Tierra del Fuego.

1997

Nasce Pan American Energy, após a fusão da Amoco (BP) e Bridas.

NOSSO MODELO DE GESTÃO DE OPERAÇÕES (MGO)

Concentra o conjunto articulado de políticas, processos e requerimentos que implementamos para trabalhar de maneira sustentável, sistemática e integrada.

Conhecer mais